vBulletin statistics

Terça-Feira, 8 de Outubro de 2013

Principais desafios das cidades modernas é tema de debate no ISCTE

No âmbito do Ciclo de Tertúlias “A Falar é que a Gente se Entende”, o ISCTE-IUL vai levar a cabo, no próximo dia 10 de Outubro pelas 18 horas, no Clube ISCTE, a realização de um debate subordinado ao tema “Cidades – desafios do século XXI”.

A sessão conta com a presença de vários investigadores do ISCTE-IUL de diferentes áreas científicas relacionadas com a temática, desde as ciências sociais e humanidades às tecnologias, e será moderada por Vasco Moreira Rato.

A relação entre mobilidades e desigualdades no território, no contexto da história da ocupação periférica mas também de outras realidades em rápida modernização, o efeito dos mercados financeiros na dinâmica das cidades, a relação entre reabilitação urbana e interação entre grupos populacionais (no caso do bairro da Mouraria), os desafios para um futuro urbano sustentável, tecnologias emergentes de apoio aos cidadãos ou à decisão são alguns dos temas que serão analisados pelos vários investigadores.

O segundo ciclo de tertúlias intitulado “A Falar é que a Gente se Entende” prolonga-se até Novembro.

PROGRAMA

“Relação entre mobilidades e desigualdades enquadrada na prática de cidadania, com enfoque no território”, Renato Carmo (CIES-IUL)

“História da ocupação periférica e relação com tendências atuais de reocupação do centro”, Magda Pinheiro (CEHC-IUL)

“Modernização rápida de cidades e (re) espacialização de desigualdades sociais”, Cristina Rodrigues (CEI-IUL)

“Efeito dos mercados financeiros na dinâmica das cidades - influência na geografia e imobiliário, alteração de estratos e estatuto sociais”, Helena Isidro (BRU-IUL):

“Interação entre grupos populacionais que fazem parte do bairro da Mouraria, no contexto da reabilitação recente; representação social e memória social”, Paula Castro (CIS-IUL)

“Cidades para o séc. XXI. Desafios, oportunidades e lições para um futuro urbano sustentável”, Teresa Marat-Mendes + Teresa Costa Pinto (Dinamia’Cet-IUL)

“Saúde inteligente para cidades inteligentes”, Octavian Postolache (IT-IUL)

“Ferramentas de mapeamento e análise de cidades com vista à tomadas de decisões (de projeto ou outras)”, Sara Eloy (ADETTI-IUL)