vBulletin statistics

Terça-Feira, 22 de Outubro de 2013

Lisboa ocupa a 40ª posição no ranking das 100 cidades do mundo com melhor reputação

Lisboa é 40ª cidade mais reputada do mundo no ranking das 100 cidades mundiais com melhor reputação, segundo os resultados do estudo City RepTrak™ 2013 promovido pelo Reputation Institute, um estudo anual que classifica as 100 cidades mais conceituadas do mundo através da opinião recolhida junto de mais de 22 mil pessoas oriundas dos países do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), entre janeiro e fevereiro de 2013.

Lisboa, que registou um índice de 67,08 pontos, ficou com um resultado muito semelhante a cidades como Washington (EUA), Orlando (Canadá), Milão (Itália), Perth (Austrália) e Berlim (Alemanha). Os inquiridos valorizam na cidade de Lisboa o seu “Ambiente Apelativo”, uma dimensão que tem como atributos “a beleza da cidade” e ”a oferta de uma variedade de experiências atrativas, como a gastronomia, o desporto, a arquitetura e o entretenimento” – dimensão que superou largamente as outras que também integram o estudo: o “Avanço da Economia” e a “Eficácia da sua Administração”.

Pedro Tavares Partner e CEO da OnStrategy, que representa o Reputation Institute em Portugal, afirmou que “este resultado indica que Lisboa se destaca cada vez mais como uma potência turística a nível mundial, ancorada nos pontos fortes da reputação como uma cidade acolhedora, segura e de uma beleza única”. E acrescenta: “É por isso essencial continuarmos a trabalhar na valorização de outros atributos como os de uma ‘cidade economicamente desenvolvida’ e uma ‘administração eficaz’”.

Embora no estudo deste ano seja evidente que há uma correlação entre a reputação da cidade e a reputação do respetivo país, a verdade é que Lisboa é uma das exceções a essa regra, uma vez que o índice da sua reputação (67,08) é claramente superior ao de Portugal, que obteve 61,6 pontos no estudo Country Rep Trak™ 2013.

 

Sidney à frente

Sidney foi considerada a cidade do mundo com melhor reputação – à frente de Toronto e Estocolmo. Os resultados do estudo confirmam a ligação estreita entre a reputação da cidade e o seu desempenho económico. O modelo do Reputation Institute mostra que uma cidade que sabe gerir eficazmente a sua reputação pode atrair mais turistas, maior investimento ou um influxo maior de talentos

 “As cidades como melhor reputação são aquelas que obtêm um melhor equilíbrio entre as três dimensões avaliadas. Por isso, este estudo é uma base fundamental para potenciar outros aspetos menos evidentes e que influenciam a reputação de Lisboa, permitindo definir estratégias eficientes para captar negócio, angariar mão-de-obra internacional e conquistar capital estrangeiro”, conclui Pedro Tavares.

Principais Tendências do City Rep Track 2013

1. A reputação dos Países influenciou a reputação das cidades: No geral, ficou demonstrado que há uma correlação entre a reputação da cidade e a reputação do respetivo país. No entanto, há exceções: por exemplo, três das cidades chinesas avaliadas no estudo (Hong Kong, Xangai e Guangzhou) têm índices de reputação bastante superiores (mais23.5, 16.7 e 14.8 pontos respetivamente) que o da China (44 pontos). Por outro lado, três cidades australianas (Brisbane, Perth e Adelaide) têm resultados abaixo (menos 11.2, 8.2 e 5.5 pontos, respetivamente) do que a Austrália (76.1 pontos)

2. As Cidades norte-americanas continuam a melhorar as suas reputações: O pior parece ter passado para as cidades norte-americanas, que este ano reforçaram as suas reputações. Nova York aumenta 7,8 pontos, tornando-se a cidade com a melhor reputação nos EUA. Boston melhora de 7,3 pontos; Los Angeles, 4,5 pontos; Miami, 4,0 pontos; Washington DC , 3,7 pontos , e Las Vegas, 3,0 pontos.

3. As Cidades em Itália e na Grécia recuperam: A recuperação da reputação da Grécia e da Itália registados no Estudo Coutry RepTrak ® de 2013 também se reflete nas suas cidades. Atenas, que caiu de 14 pontos em 2012, este ano melhora 7,6 pontos. Por sua vez, em Itália, Veneza aumenta 6,3 pontos ; Florença  5,3; Roma e Milão crescem 4.2 pontos.

4. As cidades "emergentes" com tendência decrescente: Enquanto é evidente o crescimento dos índices de reputação dos países emergentes, como México, Coreia do Sul, Brasil, Tailândia, Indonésia ou Malásia, os valores dos índices das cidades nesses países recuam em média combinada 3,0 pontos.

5. Perceções ajudam, mas não são o suficiente: Ser uma cidade conhecida não é sinónimo de ter uma boa reputação. Sydney (1 ª no ranking de 2013), Estocolmo ( 3ª ) e Viena ( 4ª ) têm níveis de popularidade significativamente inferiores aos de Paris , Nova York, Roma ou Tóquio, mas são nitidamente superiores em termos de reputação. Quer isto dizer que há cidades com excelente reputação que ainda poderão melhorar significativamente a sua posição através de políticas de comunicação mais eficientes.

6. Europa domina o cenário mundial em reputação: As cidades europeias lideram o ranking com um índice de reputação médio de 69,8 pontos , quase dois pontos acima da média das cidades da América do Norte (68,1 ) . As cidades da Ásia-Pacífico têm , em média, uma reputação de 57,3 pontos, enquanto a média das cidades latino-americanas é de 55,5 pontos. As cidades com os piores índices de reputação são as africanas, com uma média de 53,2 pontos.

Sobre o Reputation Institute

O Reputation Institute é líder mundial em consultoria em reputação e pioneiro em gestão de reputação das marcas. Com 12 anos de experiência está presente em mais de 28 países, dedicando-se ao desenvolvimento do estudo e pesquisa da reputação e na partilha das melhores práticas com os seus clientes e afiliados. Pedro Tavares é Managing Partner do Reputation Institute em Portugal, sendo representado pela OnConsulting, área de negócio core da OnStrategy, Holding de Investimento Portuguesa, criada em Maio de 2009 por Pedro Tavares, partner e sócio maioritário, que agrega e concilia a representação das melhores e mais prestigiadas organizações de consultoria a nível internacional, em duas áreas de negócio: OnConsulting e OnLife. A OnConsulting representa em Portugal a Brand Finance - Consultora estratégica focada na gestão e avaliação de ativos intangíveis -, a BrandGenius - Consultora estratégica para a área de gestão de marketing estratégico e de inovação -, On Inventure - Consultora estratégica para a área de Recursos Humanos e Soft Skills - e o Reputation Institute - líder mundial em consultoria em reputação e pioneira em gestão da reputação das marcas. A OnLife disponibiliza serviços de consultoria e gestão ao nível do setor da saúde e bem-estar.

Para mais informações contacte:

Lift Consulting – 21 466 65 00

Joana Branquinho – joana.branquinho@lift.com.pt  / 91 318 43 02

João Reis – joao.reis@lift.com.pt  /  91 865 52 29