vBulletin statistics

Quinta-Feira, 19 de Dezembro de 2013

Jingle Sells, Jingle Sells – A Marca “Pai Natal” vale mais de um trilião de dólares

No Natal, a maioria das pessoas está à espera de ver os lançamentos mais recentes das marcas e lá no fundo estamos a contar que pelo menos, um produto destas marcas venha dentro do sapatinho neste Natal. Mas as últimas pesquisas dos especialistas da Brand Finance mostram que o Pai Natal é ainda mais valioso do que todas as marcas presentes no mercado.

 

A marca “Pai Natal” vale uns estonteantes 1.58 triliões de dólares (na escala anglo-saxónica). Como comparativo, a Apple, a marca mais valiosa em 2013 foi avaliada pela Brand Finance, no início deste ano em 87 biliões de dólares (87,3 mil milhões de Dólares). Usando uma análise semelhante às suas avaliações para marcas corporativas, a Brand Finance avaliou as áreas económicas onde o Pai Natal tem força como marca tais como as Viagens, o Retalho e a Hotelaria, em seguida, olhou para período festivo e para as suas receitas e aplicou uma taxa de royalties para chegar ao valor final.

 

O Pai Natal tem sido parte integrante nesta época festiva há mais de mil anos e durante todo este tempo tem construído um património de marca inigualável, sendo frequentemente apresentado nas mais variadas e diferentes formas, aparecendo na maioria das vezes com vestes verdes, vermelhas ou de ouro.

 

A associação do Pai Natal à marca Coca-Cola globalizou as suas vestes encarnadas resultando numa nitidez da sua imagem de marca e numa identidade visual mais consistente. O Pai Natal beneficia atualmente de um reconhecimento incomparável e é um embaixador extremamente lucrativo para centenas de marcas.

 

O CEO da Brand Finance, David Haigh comentou “O Pai Natal é a galinha dos ovos de ouro (ou deveria ser vermelho e branco) no que toca a branding. Reconhecido em todo o mundo, as marcas têm feito um trabalho meticuloso para gerir a sua imagem e construir o seu perfil de modo a mantê-lo relevante para as gerações seguintes”.

 

Natal- Trivia

Contactos Brand Finance:

João Baluarte - Brand Finance Portugal - Mobile: 916177113/j.baluarte@brandfinance.com

Pedro Tavares- Brand Finance Portugal - p.tavares@brandfinance.com

Lift Consulting:

Lift Consulting – 21 466 65 00

Joana Branquinho – joana.branquinho@lift.com.pt / 91 318 43 02

João Reis – joao.reis@lift.com.pt / 91 865 52 29