vBulletin statistics

Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2013

FIND orienta licenciados de Direito para a entrada no mercado de trabalho

A FIND, a única empresa especializada em Portugal no recrutamento de Advogados e Assessores Jurídicos de empresa, desenvolve, desde a 1ª hora, ativas parcerias com todas as principais Faculdades de Direito portuguesas visando assegurar o acompanhamento aprofundado das novas gerações de Advogados e Juristas e da evolução do mercado da Advocacia em Portugal.

Neste quadro, a FIND vai marcar presença, nos dias 27 e 28 de novembro, no “JobShop”, um evento organizado pela Escola de Direito da Universidade Católica que tem como objetivo debater temas de grande relevância no contexto da inserção profissional dos estudantes de Direito e, paralelamente, proporcionar aos alunos a sua interação com o mercado de trabalho.

Neste workshop dedicado à empregabilidade da Universidade Católica, destacam-se as simulações entrevista de trabalho realizadas pela FIND junto dos alunos, onde serão dados conselhos sobre a postura e a atitude mais corretas em contexto de entrevista. Paralelamente a FIND estará aos dispor dos alunos para os contextualizar sobre como se devem posicionar no mercado de trabalho e às qualificações que as Sociedades de Advogados e empresas mais valorizam.

A FIND tem colaborado ativamente com as Faculdades de Direito na preparação dos respetivos estudantes para a sua entrada no mercado de trabalho – uma aposta que passa pela presença da empresa, ao longo do ano, em vários eventos promovidos pelas Faculdades, ministrando, inclusivamente, alguns workshops sobre temas específicos, como sejam os relativos à elaboração de currículos ou à preparação de entrevistas, muito apreciados pelos estudantes.

Depois, a um nível mais individual, e empresa trabalha com cada estudante de modo a perceber as suas expectativas e a procurar os desafios profissionais que mais se coadunam com aquelas. A FIND está também presente com o seu contributo de parceria nas diversas iniciativas promovidas pelos gabinetes de saídas profissionais das Faculdades de Direito em Portugal.

“Embora a nossa presença seja mais intensa nos últimos anos do curso, a verdade é que na Universidade Católica, por exemplo, mais concretamente na Escola de Lisboa, temos o prazer de participar na semana de acolhimento aos novos alunos e de os alertar para a necessidade de começarem a construir, desde a primeira hora, o seu caminho de sucesso e de lhes transmitir, muito objetivamente, como o podem fazer”, explica Filipa Mendes Pinto, responsável da FIND.

Em termos práticos, e só para citar algumas das ações desenvolvidas mais recentemente, a FIND promoveu, ao longo do mês de outubro, uma intervenção junto dos alunos dos Mestrados de Direito da Universidade Católica que visou, entre outros aspetos, refletir sobre a entrada no mercado de trabalho e a valorização que é feita pelas sociedades de advogados aos estudantes que concluem o seu mestrado.

Ainda em outubro, a empresa promoveu um workshop na Universidade Nova que incluiu simulações de entrevistas e preparação para a elaboração de CV’s, enquanto na Faculdade de Direito de Lisboa realizou uma ação semelhante aquela que irá realizar esta semana na Escola de Direito da Universidade Católica.

“Estas ações que realizamos nas Faculdades são normalmente complementadas com atividades que vão para além da academia, nomeadamente o ensino de qual a postura e a atitude mais corretas em contexto de entrevista, que competências comportamentais devem os licenciados em Direito possuir ou, ainda, por exemplo, como devem gerir a relação com as Sociedades de Advogados quando são confrontados, por exemplo, com convites que surgem em simultâneo”, refere Filipa Mendes Pinto.

Quanto às qualidades mais valorizadas pelos empregadores, os especialistas da FIND destacam, a par das naturais bases técnicas, o gosto pela aprendizagem, a capacidade de comunicação e relacionamento, o espírito crítico e proativo, o gosto por estar atento e informado sobre o mundo que nos rodeia, o domínio de línguas estrangeiras, com o Inglês ainda em posição cimeira, e a capacidade de definir e gerir prioridades.

Ao fim de oito anos de atividade, a FIND orgulha-se de ver o seu ímpar conhecimento do mercado jurídico enaltecido pelas Sociedades de Advogados e pelas empresas, sublinhando ainda o aplauso do mercado à forma como tem sabido estabelecer a relação entre clientes e candidatos, sempre pautada pelo maior rigor e total discrição.

Sobre a FIND

www.find.pt

A FIND Iniciou a atividade em janeiro de 2005, associando profissionais da área jurídica e do recrutamento, detentores de um profundo conhecimento do mercado específico da Advocacia em Portugal. A FIND é a única empresa em Portugal especializada no recrutamento de Advogados e Assessores Jurídicos de empresa. Paralelamente, a FIND desenvolve consultoria muito concreta nas áreas do recrutamento, da gestão estratégica das estruturas e do desenvolvimento do negócio. Esta é hoje uma vertente para a qual a FIND se encontra igualmente vocacionada e onde assume o papel de parceiro dos seus clientes.

Para mais informações contactar, por favor:

Lift Consulting

João Reis – 91 8655229 – joão.reis@lift.com.pt

Joana Branquinho – 91 3184302 joana.branquinho@lift.com.pt