vBulletin statistics

Sexta-Feira, 8 de Novembro de 2013

Festival IN recebe conferência “Propriedade Intelectual – IN or OUT?”

De 14 a 17 de Novembro de 2013 Lisboa será o centro do mundo criativo Propriedade Intelectual – IN or OUT? – Internet, Patentes, Dinheiro e Futuro

Dia 15 de Novembro, segundo dia do Festival IN – Festival Internacional de Inovação e Criatividade, vai ser o dia da conferência Propriedade Intelectual – IN OR OUT? Internet, Patentes, Dinheiro e Futuro.

 

Nesta conferência, que decorre no Pavilhão 3 entre as 14h00 e as 19h00, vão ser debatidos o Processo Criativo, a Patente Unitária, os Nomes do Domínio e os Direitos na Internet.

 

Oradores nacionais e internacionais estarão em Lisboa para discutir o eterno triângulo das Bermudas onde, criadores, investidores e publishers tentam encontrar o seu espaço todos os dias.

 

Processo Criativo

No mundo em constante mudança, onde os modelos de negócio têm de se reinventar a cada dia, os criadores e investigadores vão partilhar os seus caminhos criativos e processos de garantia de direitos que os alcandoraram a posições interessantes e destacadas no panorama português e mundial. Da criatividade individual à constituição de equipas internas e externas, da ideia às 10.000 horas de trabalho, da genialidade à implementação.

Oradores: Peter Villax (Hovione), Pedro Abrunhosa, Miguel Guedes, Helena Vieira (Bioalvo), Ana Casaca (CUF) e José Ricardo Aguilar (Instituto Pedro Nunes).

 

Patente Unitária

A nova Patente Unitária Europeia vem trazer vantagens ou inconvenientes nos pequenos países como Portugal? Quais são os requisitos e recursos necessários para entrar neste novo campeonato? Pode a Patente Unitária Europeia constituir um entrave ou uma vantagem competitiva? O Tratado Europeu da Patente Unitária está em fase de ratificação pelos Estados membros, envolvendo nesta dinâmica, actores importantes do tecido empresarial.

 

Nomes do Domínio

Matéria deveras decisiva no momento onde pessoas, empresas, instituições e organizações querem manter a sua Própria Identidade, Identidade Única, pegada inconfundível e inapropriável. A uniformização das regras dos Nomes do Domínio, tem em conta a explosão dos Nomes de Domínio no mundo e os novos modelos de negócio onde todos nós, sem excepção, estamos envolvidos de uma ou outra forma, sendo como titulares do nosso próprio nome, até às nossas empresas, clubes ou organizações sem fins lucrativos de que façamos parte.

Do outro lado, como parceiros temos os intermediários, os Registers; Clearing Houses; Agentes de Propriedade e os próprios Advogados.

Oradores: Luísa Gueifão, Miguel Pupo Correia e Pedro Cardo

 

Direitos na Internet

Afirmar ou defender direitos de propriedade intelectual no mundo das redes, é uma batalha perdida? As leis e os tribunais fazem parte dessa inutilidade? Não há mesmo saída? A crise dos direitos de PI é irreversível? Ou, pelo contrário, algumas experiências legislativas começam a apontar caminhos que outros Estados podem e devem seguir?

Oradores: Ignacio Garrote Fernandez-Diez (Prof. Faculdade de Direito Univ. Autónoma de Madrid), Eduardo Simões, Victor Castro Rosa e Charles Caldas.

 

Os bilhetes para o Festival IN têm o custo de 5€ (bilhete diário) e 15€ (passe para os quatro dias).