vBulletin statistics

Quinta-Feira, 22 de Maio de 2014

Cidade do Rock pronta para o Rock in Rio-Lisboa 2014

A festa vai começar!

A organização do maior evento de música e entretenimento do mundo apresentou hoje a Cidade do Rock completamente pronta e as infraestruturas que dela fazem parte nesta edição. Faltam apenas 3 dias para o início da grande festa e o público pode ficar a conhecer desde já os espaços que vai poder encontrar a partir de domingo nesta edição do Rock in Rio-Lisboa 2014.

O espaço único do Parque da Bela Vista, em Lisboa, com 200 mil metros quadrados volta a ser o local escolhido para receber o mais espetacular parque temático da música nos dias 25, 29, 30, 31 de maio e 1 de junho. Acessos, alimentação, segurança, saúde, luz, som e serviços de apoio, tudo foi pensado ao pormenor para proporcionar ao público momentos inesquecíveis.

Para além da música, a organização do Rock in Rio-Lisboa 2014 preocupa-se em oferecer um espaço confortável e de qualidade durante os cinco dias do evento. Com abertura às 16h00 e encerramento às 04h00 da manhã, a Cidade do Rock garante 12 horas de festa.

O Rock in Rio-Lisboa 2014 vai apresentar cerca de 100 artistas, entre bandas, DJs, bailarinos e artistas de rua. Os bilhetes custam 61 euros, excepto para o dia 29 de maio a 69 euros, e dão direito a utilizar todas as diversões e assistir aos espectáculos. O público terá apenas de pagar pela alimentação, bebidas e as compras que queira fazer nas lojas oficiais ou numa das 20 lojas presentes na Rock Street.

Visão Geral da Cidade do Rock

Descrição:

- 2.100 m2 de palco; 75 metros de comprimento; 25 metros de altura; 250.000 watt de som e mais de 300 projetores,

- o Palco Mundo tem aproximadamente 400 toneladas no total.

 

Descrição:

- pesa 120 toneladas no total

- frente de palco com capacidade para 6000 pessoas

 

- o primeiro DJ sobe à cabine às 22h00 e a última atuação termina às 4h00

- nova estrutura: 40 metros de diâmetro com uma cenografia futurista, inspirada na forma de uma aranha robótica em que pilares de 11 metros de altura simulam a forma de patas gigantes.

- a cabine do DJ é central, deixando-o totalmente rodeado pelo público e aproximando-o do mesmo, num espaço total de mais de 1300 m2

 

- as animações começam às 16h20 e terminam às 23h00.

- rua cenográfica inspirada na Grã-Bertanha e Irlanda, onde o público vai poder viajar pelo exótico bairro londrino Camden Town e pelo irlandês Grafton Street, com artistas de rua também imersos nesta temática.

- palco EDP Rock Street: cerca de 13 metros de largura e 3,5 metros de altura.

- 20 Lojas em fibra de vidro (material sustentável e de fácil reutilização): Caixa Geral de Depósitos, Lúcia Piloto, Heineken, Oriflame, Watx&Colors, Fnac, Continente, MultiOpticas, Vodafone, Santa Casa, MOP, Multidados, Leite no Pão, Lactalis, A Padaria Portuguesa, R Power, Portugália e Telepizza.

 

​O espaço cenográfico é inspirado em Nova Iorque e pretende levar os diversos estilos de dança urbana à Cidade do Rock, como Breakdancing, Hip-Hop e Funk Dance.

- palco funciona das 16h15 às 22h00.

- Cenografia é constituída por uma estrutura metálica e fibra de vidro, com um palco de 17m de comprimento, 5,5m de largura e uma área de 95 m2.

- Crews profissionais: Jukebox Project (que será a crew residente), Jazzy Crew, Enigmatic Crew, All About/Thuggaz Troupe, Next Crew, Momentum Crew e o embaixador deste ano, Cifrão.

- Haverá dois grafitters portugueses, João Completo e Ivo Carvalho, que vão pintar um mural diferente todos os dias, ao mesmo tempo que decorrem as atuações das crews.

 

- 27 metros de diâmetro e 30 cabines, esta Roda Gigante pode transportar 120 pessoas em cada viagem.

- Está aberta ao público das 16h00 às 02h00.

- Crianças entre os 3 e os 8 anos têm que se fazer acompanhar por um adulto.

 

- Composto por 2 torres, com 14 metros de altura e outra com 6,5 metros, que estão a cerca de 150 metros de distância e possuem dois cabos paralelos.

- A idade mínima para utilizar o Slide Heineken são 16 anos. Os jovens entre os 16 e os 18 anos têm de ser acompanhados pelos pais, que devem assinar um termo de responsabilidade.

 

- McDonald’s

- Sushi Lisboa Moments

- Sabor Serrano

- O Padeiro

- Espaço Hotel Dom Pedro

 

Descrição:

- Aberta das 17h00 até ao final do último concerto do Palco Mundo

- Capacidade para 2.000 pessoas/dia

- 2.600m2, 17,5 metros de altura divididos em dois pisos

6 bares, serviço de catering, varanda de 250m2 e casas de banho premium.

- Uma novidade deste ano será o lounge no piso 1, a partir do qual, através do chão em vidro, se pode ver o jardim existente no piso 0.

- No piso 0, haverá um bar de Champagne e um bar de Gin e, no piso 1, estarão disponíveis um bar de vinhos, três bares genéricos e serviço de catering. As casas de banho premium ficam no piso -1.

- Catering servido pela Casa do Marquês.

 

- Espaço dedicado em exclusivo aos cerca de 700 jornalistas acreditados

- Computadores com acesso à Internet;

- Acesso wireless à Internet e pontos de ligação para computadores portáteis;

- Impressora / Fotocopiadora e fax

- Alimentação e bebidas disponíveis. O espaço está preparado para acesso de pessoas com mobilidade condicionada.

- Sala de Imprensa Virtual em http://www.upnews.com.pt/Sala-de-Imprensa/RockinRio

Será ainda através da Up News que o Rock in Rio-Lisboa vai fazer a distribuição de conteúdos digitais sobre o evento, nomeadamente vídeos de cada dia, para os utilizadores previamente registados.

- A Rock in Rio TV, plataforma de comunicação de produção e gestão de conteúdos audiovisuais operada pela ETIC, vai transmitir para os ecrãs gigantes tal como aconteceu na edição anterior.

- Facebook e Instagram - Pela primeira vez na história do evento, a organização do Rock in Rio-Lisboa estabeleceu uma parceria com o Facebook e o Instagram. Nos cinco dias de evento, tudo o que se passa dentro do recinto vai estar em destaque e todos os visitantes da Cidade do Rock vão poder partilhar tudo usando a hashtag #rockinriolisboa.

Entre as diversas ativações encontram-se Premium Features como os inquéritos aos fãs na página de Facebook do Rock in Rio-Lisboa, que vão permitir obter dados estatísticos que vão ser utilizados, nos dias de evento, nos ecrãs gigantes do Palco Mundo, ou as entrevistas face to face com artistas.

- A reforçar uma parceria de 10 anos, a SIC volta a ser o canal de televisão oficial e irá fazer a transmissão dos concertos bem como as rádios oficiais da R/COM. Em Portugal a transmissão oficial do evento é realizada no site oficial.

 

Bares e Alimentação

- Rock Street: Heineken; Continente; Leite no Pão; Lactalis; A Padaria Portuguesa; R Power; Portugália e Telepizza;

- 4 Bares oficiais;

- Outros estabelecimentos: Portugália, KFC, O Padeiro, Sabor Serrano, Primor, Sushi – Lisboa Moments, Olá, Ben & Jerry's, Pepsi, Novo Dia.

Na Área VIP, o catering irá funcionar de forma ininterrupta das 17h00 até ao final do último concerto do Palco Mundo.

 

Segurança

-700 membros de forças de intervenção estarão no recinto todos os dias: Polícia de Segurança Pública, Prosegur – empresa privada de segurança - Proteção Civil, Emerg, Amovida, Bombeiros, entre outras.

- Serviço de bengaleiro: junto à rotunda da Bela Vista. Este ano, o serviço de bengaleiro não terá qualquer custo.

 

Saúde

O plano de segurança do evento conta com a participação das seguintes entidades:

- Unidade de Saúde Pública - ACES Lisboa Central -ARSLVT

- Instituto Nacional de Emergência Médica

- Câmara Municipal de Lisboa

- Gabinete Municipal da Proteção Civil

- Emerg

- Amovida

Emergência médica no recinto (Emerg e Amovida):

- 1 Centro Médico

- 1 Posto de Saúde

- 6 equipas móveis

- 4 ambulâncias

 

Higiene

- 180 elementos responsáveis pela limpeza permanente do terreno e 140 funcionários para garantir a limpeza dos espaços interiores do recinto

- equipa de limpeza da Câmara Municipal de Lisboa conta com o apoio das Juntas de Freguesia

- 300 casas de banho, 6 delas equipadas para receber pessoas com mobilidade reduzida

 

Equipa

- 8 mil pessoas credenciadas, entre produção, fornecedores, comunicação social, artistas e respetivas equipas, patrocinadores, e 450 voluntários.

 

Mobilidade Condicionada

- sanitários, sala de imprensa e outras infra-estruturas equipadas com rampas de acesso

- duas plataformas com vista privilegiada para o Palco Mundo e para o Palco Vodafone – com 100 m2 e 25 m2, respetivamente – onde as pessoas que se deslocam em cadeira de rodas podem assistir aos espetáculos com um acompanhante.

 

Produtos Oficiais

- Existem quatro lojas de Produtos Oficiais (três no interior do recinto e uma no exterior) com design exclusivo do Rock in Rio-Lisboa 2014.

- Linha de vestuário feminino, masculino e de bebé.

- Linha de acessórios - bonés, porta-chaves, malas e mochilas, crachás, isqueiros de diversas cores, pastas para CDs, capas para iPhone, headphones, garrafas squeeze, copos, ímans, crachás, autocolantes, fitas bonfim, lápis, canetas, palhetas, fitas de pescoço e cantil.

 

10 anos de Projeto Social “Por um Mundo Melhor”

Em dez anos de evento, o Rock in Rio-Lisboa já doou, em conjunto com os seus parceiros, mais de 2,8 milhões de euros para causas sociais, tendo instalado 760 painéis fotovoltaicos em escolas, que geram rendimento permanente para a SIC Esperança apoiar projetos sociais e ambientais, e tendo desenvolvido um projeto de reflorestação de área ardida em Portugal que inclui a plantação, até 2016, de cerca de 118 mil árvores, entre outros projetos.

Em 2014, o Rock in Rio-Lisboa tornou-se no único evento em Portugal com certificação de Sustentabilidade, sendo um dos primeiros eventos do mundo a ter o certificado de conformidade com a norma internacional ISO 20121 – Sistemas de Gestão para a Sustentabilidade de Eventos. Esta certificação é um reconhecimento do poder realizador da marca Rock in Rio, que desenvolve diversas ações com vista à construção de um mundo melhor.

Nesta edição, a organização do maior evento de música e entretenimento do mundo vai dar continuidade a projetos e compromissos assumidos anteriormente, como a doação de sobras alimentares e a entrega de certificados Carbono Zero aos artistas que participem no evento, e também:

·         Recolha seletiva de resíduos de forma exaustiva: este trabalho continuará a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa, Sociedade Ponto Verde e Valorsul.

·         Formação de operadores de loja e stands, bem como a fiscalização, acompanhamento e informação continua a ser uma constante tanto na montagem como na desmontagem do espaço;

·         Doação de materiais no final do evento;

·         Redução e compensação da pegada carbónica;

·         Manter a certificação na norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis, obtida em 2013 no Rio de Janeiro e atualmente em processo de renovação, tornando o Rock in Rio no primeiro evento em Portugal com esta certificação;

·         Projeto de mobilidade, com alternativas sustentáveis para o público do evento, que passa pelo estabelecimento de parcerias com várias entidades públicas e privadas, para o alargamento de horários e adequação às necessidades do evento;

·         Prémio Rock in Rio Atitude Sustentável-Parceiros, que distingue os parceiros com stand, loja e o fornecedor que mais boas práticas implementou na Cidade do Rock.

 

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos, contando já com treze edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha que reuniram mais de 7 milhões de pessoas.

Utilizando a música como linguagem universal que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas. Um dos seus pilares é o Projeto Social, que em Portugal tem como parceira a SIC Esperança. Lançado em 2001, no Rio de Janeiro, o Projeto POR UM MUNDO MELHOR nasceu para, através da música, chamar a atenção das pessoas e sensibilizá-las para que ajudem a melhorar as condições sociais através das mais simples atitudes quotidianas. A partir da edição portuguesa de 2006 a organização considerou que as questões ambientais eram urgentes e promoveu diversas ações sobre as Alterações Climáticas e a Sustentabilidade.

Ao longo dos últimos 12 anos, o Rock in Rio gerou 17.647.173,87€ euros para diversas ações sócio-ambientais. Essa é a prova de que decisão e compromisso com pequenas ações no dia-a-dia podem efetivamente fazer do mundo um lugar melhor para todos.

Site oficial do Rock in Rio-Lisboa: www.rockinriolisboa.sapo.pt