vBulletin statistics

Segunda-Feira, 13 de Julho de 2015

Adega de Borba apresenta nova colheita do Espumante Montes Claros

Para marcar o Verão com um vinho de requinte, a Adega de Borba apresenta uma nova colheita do Espumante Montes Claros. As uvas de 2013, das castas Arinto e Alvarinho, permitiram criar um espumante bruto com aroma elegante a frutos tropicais e ligeiro amendoado, que se revela perfeito como aperitivo no Verão quente português.

A vindima executou-se manualmente e na parte da manhã para que a temperatura da uva à entrada na adega fosse ótima. Óscar Gato, Diretor de Enologia da Adega de Borba, revela que “as uvas foram transportadas em pequenas quantidades. Após o esmagamento e desengace total, procedeu-se à prensagem, decantação pelo sistema de frio durante 24 horas e fermentação alcoólica a temperatura controlada.” Seguiu-se uma segunda fermentação do vinho, em garrafa pelo método clássico, com estágio prolongado durante 1 ano sobre as leveduras. Em Maio de 2015 foi efectuado o dégorgement.

O Espumante Montes Claros é um Branco Bruto de bolha fina, aspeto cristalino e cor citrina de nuance amarelada, deixando adivinhar, ainda antes de abrir a garrafa, o seu sabor jovem, com frescura e frutos citrinos a persistir.

Este é um espumante com equilíbrio gustativo pela harmonia entre acidez e álcool. Deve ser consumido de imediato, ou deixado a estagiar por um período máximo de dois anos, sendo a temperatura ideal de consumo entre os 6º e os 8ºC.

O Espumante Montes Claros Branco Bruto da Adega de Borba tem o preço recomendado de 8,49 Euros.

Site da Adega de Borba www.adegaborba.pt e loja online www.adegaborba.pt/loja.

 

 

Sobre a Adega de Borba

Fundada em 1955, a Adega de Borba reúne hoje cerca de 300 viticultores associados que cultivam cerca de 2.000 hectares de vinha (70% castas tintas e 30% de castas brancas), produzindo anualmente 1 milhão de caixas de 9 litros, sendo um dos dez maiores produtores nacionais do setor. Dentro das suas Marcas, destacamos o Adega de Borba DOC, um dos vinhos mais vendidos em Portugal no seu segmento, o icónico Adega de Borba Reserva “Rótulo de Cortiça”, uma Marca com mais de 45 anos que se impôs como uma das referência no Alentejo, o histórico Montes Claros, uma Marca que remonta a 1945 e uma das primeiras a distinguir-se pela sua qualidade singular em Portugal, o Convento da Vila que tem sido largamente reconhecido pela sua ótima relação preço/qualidade, e a recente gama de monovarietais sob a denominação de Senses. Em 2014, os seus vinhos somaram 52 medalhas em concursos nacionais e internacionais desse ano. Pioneira na inovação na sua categoria, a Adega de Borba integrou recentemente a rede PME Inovação da COTEC e alcançou o estatuto de PME Excelência, atribuído pelo IAPMEI.